18 março 2020

pare de separar tudo em caixinhas

Eu odeio rótulos.
Eu não sei se eu já escrevi sobre isso mas eu odeio rótulos, de verdade. Odeio essa coisa de se prender a uma determinada coisa porque alguém decidiu que X coisa é pra X tipo de pessoa e Y pra Y pessoas.
Mas acho que, acima de qualquer motivo pra eu odiar rótulos, eu os odeio porque eu fico obcecada com eles.

Eu sou uma daquelas pessoas chatas, insuportáveis, que ficam criando esteriótipos das pessoas na cabeça e colocando elas em caixinhas, tentando decifrá-las da maneira mais lógica e binária que for possível. E isso acontece muito comigo mesma também.

Aí eu fico perdida com relação a quem eu sou: é estranho pra mim que uma pessoa possa ser artística, racional, sentimental, gostar de rock, cultivar plantas, preferir a noite ao dia, entender de informática mas querer cursar biologia ou psicologia. É estranho em comparação aos rótulos que eu coloco nos outros (meu namorado é a pessoa sentimental, meu melhor amigo é o piadista, minha amiga é aquelas meninas meio Britney Spears e o namorado dela o gamer que gosta de esportes). Eu não me encaixo em um único rótulo, eu tenho hobbies diversos, pensamentos diversos, uma personalidade profunda e complexa que depende de muitos fatores.

Mas, parando pra pensar, todo mundo é tão complexo quanto eu.

Se eu não ficasse colocando rótulos em meus amigos, saberia que meu namorado sabe muito bem ser frio e fechado quando quer, e que meu melhor amigo nem sempre tá com vontade de fazer piada. Minha amiga não é só meio Britney, é estudiosa e inteligente; o namorado dela faz coisas que não envolvam games ou esportes. Pessoas são pessoas, não papéis. 

Por isso, de uma vez por todas: Ei, eu. Pare de separar tudo em caixinhas.

10 comentários:

  1. Olá Wood!!!
    Realmente rótulos podem ser extremamente limitantes. Realmente você não precisa se encaixar em nada, mas entendo como a sociedade pode ser pressionante para que você faça o contrário, logo você se identifica com a sociedade e acaba por fazer a mesma pressão que ela faz sobre si :(
    Cara eu tô apaixonada pela conclusão dos últimos parágrafos. Quem diabos criou essa porcaria de rótulos???? Pessoas são intensas. Podem ser todas as coisas num dia e no outro podem ser quase nada. Pessoas se criam, não esperam serem criadas. Ok minha mente bugou aqui e provavelmente vou passar o resto do dia pensando nisso. Obrigada por isso! Sinto que pode ajudar muita gente!


    P.S.: Desculpe não ter comentado antes mas te prometo que estou lendo todos os posts! Estou orgulhosa porque você estar conseguindo sair da zona de conforto e estar deixando seu blog de um jeito que te deixa feliz, logo, me deixa feliz saber que você está feliz com isso!

    ResponderExcluir
  2. Que layout lindo ♥
    Quanto a sua postagem, realmente, as pessoas são... Pessoas! Simples assim. Caixinhas e rótulos são coisas tão coisas que nos prendem, nos limitam e no fim, não determinam nada.

    Um beijo e um pão de queijo ;*

    ResponderExcluir
  3. Super necessário o seu texto! Acabei de perceber que eu também separo as pessoas por caixinhas e sinceramente, não é muito legal e acaba esgotando toda a nossa energia. Eu também acabo me colocando em uma caixinha, a caixinha da chata que não é fofa, a chata que é muito inteligente, mas na maioria das vezes não usa isso ao seu favor. Logo, eu coloco as pessoas em caixinhas e mal percebo o quanto isso limita os nossos pensamentos em relação à elas. No fim, nada condiz com nada...

    PS: AMEI O SEU TEMPLATE! FICOU LINDO DEMAIS <3

    ResponderExcluir
  4. eu também odeio rótulos e como eles são presentes na minha mente. odeio como são culturais. odeio como as vezes me visto de um jeito que não parece o jeito que me visto normalmente e isso me faz me sentir estranha e eu não sei se é pq não estou bem daquele jeito ou se é pq meu subconsciente acha que estou tentando ser outra pessoa sendo que no fundo eu só quero usar outra roupa mesmo. nós somos muito mais complexos que todos essas etiquetas mesmo. e sobre quem inventou essas caixinhas, não tenho certeza disso, mas talvez tenha sido o pai da kim gordom do sonic youth, ela fala sobre isso na autobiografia que estou lendo. ele era sociólogo, logo faz sentido.

    ResponderExcluir
  5. QUE LAYOUT BONITO SOCORRO

    eu também não curto muito rótulos; na real acho que todo mundo se enquadra em vários deles, o problema é quando a gente tenta encaixar as pessoas num só. mas acho que é quase instinto, sabe? é mais fácil pensar nos outros como alguém que a gente lê com facilidade e imaginar que podemos prever a reação das pessoas, o jeito que elas são, baseada numa ideia 2d que temos dela na nossa cabeça. quando a gente percebe que não é bem assim, as pessoas se tornam imprevisíveis.

    amei tua reflexão, e toda vez que eu entro aqui tem um layout diferente mais bonito que o outro, como tu consegue????

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente, colocar as coisas em caixinhas é uma maneira que a gente tem de tentar organizar internamente o mundo externo. Não tem nada de errado em colocar as pessoas em caixinhas, desde que os limites das caixinhas sejam flexíveis e possam se expandir conforme você conhece mais da pessoa, ou tenha como abrir e fechar a caixa quando necessário. Desde que nós não cristalizemos as pessoas em uma coisa, tá tudo certo.

    Talvez você gostaria um pouco da psicologia humanista, que vê o ser humano como em um constante processo, ou até mesmo curta a terapia de aceitação e compromisso, na qual um dos pilares é o “eu como contexto”. Recomendo dar uma pesquisadinha, já que psicologia é algo que te interessa. (:

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Isso passa pela minha constantemente, principalmente em relação a mim mesma. Constantemente eu me pego tendo crises de identidade e me perguntando quem eu sou de verdade. E talvez inconscientemente escolhendo mostrar lados específicos em situações específicas por achar que vou ser mais aceita dessa forma. Agora parando pra refletir, talvez a resposta esteja nisso que você falou. Eu estou tentando me colocar em uma caixinha, mas não caibo nela e apesar disso, é muito difícil escapar desse ciclo...

    ResponderExcluir
  8. Eu acho isso maravilho, sabe. Todo mundo pode ser tantas coisas. O lado ruim é que quando colocam a gente em caixinhas, como você disse. Eu sempre me senti livre para gostar e ser quem eu quisesse. Exemplo, na minha adolescência eu amava ouvir rock e seus derivados, hoje o gênero que mais amo é kpop. Eu amo muito mexer com html e css, mas vou cursar enfermagem. Eu acho isso lindo, UHSUAHSUAHSUAH
    Acho que as pessoas deveriam se desprender dessas amarras e tentar ser mais feliz, e sem rótulos. então você está no caminho certo Wood. Logo você ver como fica fácil não separar mais pessoas em caixinhas ^^

    Beijos e até mais ♡

    ResponderExcluir
  9. Sentimental eu??
    Me fale uma vez q eu fui sentimental?
    Ksksk

    ResponderExcluir