16 fevereiro 2020

está tudo bem em ser sensível


Como vão vocês? 
Er, faz bastante tempo que eu não passo por aqui. Bastante mesmo. Como sempre, né? Eu nunca me afasto assim por tanto tempo quanto penso que ficarei afastado. (Não, não é uma confusão. Não está tudo errado, esse é o Folk Potato, o mesmo blog que algumas pessoas costumavam ler, só eu que mudei mesmo. Especificamente de nome. É um pouco estranho escrever sobre isso diretamente, mas nos meses em que estive fora, acho que me entendi oficialmente como menino trans e gostei muito do nome Victor, embora não tenha propriamente "saído do armário" pra quase ninguém. Gostaria que se referissem a mim no masculino por aqui, já que é como me sinto mais confortável).

Passei pro terceiro ano e deixei, finalmente, 2019 pra trás! Dia 12 minhas aulas tiveram início e foi tudo muito ruim. Meu namorado passou pra manhã e não foi muito legal ficar sem ele, já que eu meio que não sinto que meus colegas queiram ficar perto de mim (e não julgo, porque não sei se eu iria querer). Quase reprovei em física (aquela preguiça que comentei na postagem anterior se postergou um pouco e acabei não aprendendo muito durante o ano. Mas me esforcei muito no final e tirei 9.2/10 na última prova, o que me aprovou). Espero que o layout também tenha ficado de vosso agrado! Fiquei super orgulhoso porque pela primeira vez os códigos saíram todos da minha cabeça (sem pedir nenhuma ajudinha!!). Agradeço à minha querida amiga Kamilla por arrumar a corzinha do pinheiro que fica no topo. Amiga, tu é demais ♡

O natal foi incrível e eu tenho percebido que, nesse ano de 2020, tenho permitido um pouco mais que meus sentimentos tenham de fato voz dentro da minha cabeça destrambelhada. Desde que me entendo por gente, sempre fui uma pessoa extremamente sensível — e, pondo-me a explicar o que quero dizer com isso: Sempre chorei vendo pessoas tristes. Sempre "absorvi" o ambiente mais do que ele me absorveu e por conta disso, passei a viver com uma sobrecarga emocional que não necessariamente era minha.

Todos meus amigos desabafam comigo, porque sabem que eu os escutarei e me colocarei no lugar deles.

Todo mundo me pede ajuda.

Todo mundo acha que eu sou o menino emocionalmente resolvido da situação.

Mas a verdade é que eu sou uma pessoa extremamente sensível a qualquer coisa. De verdade. Tem dias que eu me sinto exausto só porque a luz ficou ligada e doeu meus olhos, e já preciso dormir por causa disso. Tem dias que sair de casa já é uma péssima ideia pela quantidade de estímulos aos quais posso ser exposto. Se eu assisto alguma pessoa idosa falando sobre seu cotidiano, eu me emociono porque acho extremamente fofo e inteligente. Pessoas sendo insensíveis e tratando outras pessoas como piada me destroem por completo, choro por horas. E eu me culpava pra caramba por isso!

Recentemente, em um dos meus estudos mais aleatórios sobre coisas envolvendo personalidade, introversão e psicologia, encontrei um termo que me pareceu bem interessante: Pessoas hipersensíveis (Highly Sensitive People), li muito a respeito e imediatamente me entendi como uma dessas pessoas. Pra quem não pode ver o vídeo, pessoas hipersensíveis são basicamente pessoas que são extremamente sobrecarregadas por estímulos em excesso, que absorvem os sentimentos das outras pessoas e que se colocam com muita facilidade em seu lugar, consequentemente sentindo tudo de forma intensa. A grande maioria dessas pessoas é introvertida (pessoas que se sobrecarregam após muita interação social e precisam passar tempo em atividades mais reservadas para "recarregar suas baterias") — característica que, pra ajudar, também me contempla.

Ler um pouco mais sobre pessoas que são mais sensíveis a coisas como eu mesmo sou tem me ajudado muito a aceitar que tá tudo bem em não conseguir ouvir e ajudar todo mundo com fibra pra continuar. Tá tudo bem desabar às vezes diante de todas as coisas ruins que existem no mundo. Não tem problema nenhum em ser uma pessoa sensível, em precisar ficar sozinho e em chorar de vez em quanto. Na verdade, aceitar essas coisas têm me ajudado a entender quem eu sou!

Olhando pra trás, parece até loucura que alguém que se esforçava tanto pra não chorar e pra permanecer forte tenha finalmente entendido que sua própria força está na capacidade de se sentir fraco. Toda grande árvore já foi uma semente, não é mesmo? 🌱

14 comentários:

  1. olá vityan~

    Espero que tu possa se sentir confortável na escola, não é fácil se sentir perdido distante do que se costumava chamar de "amigo". Mas isso acontece nas nossas vidas cedo ou tarde, e também não é de todo mal ficar distante de pessoas que não nos fazem necessariamente bem. Além disso, tu é muito doce e amoroso, então se for para fazer novos amigos tenho certeza que serão pessoas legais!!!

    Foi um prazer te dar essa mãozinha pra editar o pinheirinho e também de bater um papo contigo enquanto editava seu bloguinho, gosto dessas nossas interações porque sempre nos divertimos enquanto estamos criando algo. Quando precisar, estamos aí

    Sempre te achei tão fechado e diversas vezes discutimos por causa disso, não é? Tu sempre se isolava quando não estava bem ao invés de conversar sobre. Eu me sentia culpada de certa forma, já que sempre desabafei contigo (tu tem um jeitinho que faz desenrolar os problemas em rolinhos separados e fica fácil entender o que eu preciso fazer), queria poder retribuir... mas depois percebi que estava sendo invasiva, já que todo mundo tem direito a ter espaço se não quiser falar sobre algo, certo? Mas de uns tempos para cá, tu tem se aberto mais, e eu pude perceber o quão sensível tu é e como às vezes é difícil para ti desenrolar teus pensamentos e transformar os problemas em rolinhos separados para poder organizar. Me sinto feliz que eu seja uma pessoa para a qual tu desabafa sobre teus anseios, sinto que posso te retribuir meu carinho... Se bem que às vezes a única coisa que tenho pra oferecer são memes e stickers zoadas, mas acho que um ombro amigo já ajuda muito né.

    Achei bastante interessante esse tópico sobre pessoas hipersensíveis, e até me senti representada em alguns pontos, mas eu não acho que me sinta sensível em relação a dor das pessoas. Acho que sou do tipo que acredita em justiça, fico triste quando algo injusto acontece, mas isso não me abala da mesma forma que acontece a ti. Porém, luzes, sons, o número de pessoas, seus cotidianos atropelados, e até a pressão da socialização... essas coisas me deixam sobrecarregada. Me sinto extremamente sensível em relação à música, ela é muito importante pra mim (bom, tu melhor do que ninguém sabe disso). Será que sou um tipo específico de hipersensível? Vou ler um pouco mais sobre isso pra gente poder conversar mais sobre.

    Eu me sinto muito feliz de te ver se entendendo melhor, amadurecendo e descobrindo maneiras de aliviar a pressão que tu sente. Fico feliz que tu saiba que tudo bem não poder ajudar às vezes, ou chorar, ou qualquer coisa que antes tu escondia tão profundamente dentro de ti. Não importa quanto tempo a gente não se fale, ou qualquer outra circunstância, eu te amo muito e estou sempre torcendo por ti :3

    [/end]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi kamilla!!! :-)

      a escola têm sido um verdadeiro desafio nesses dias, sinceramente. eu tenho acordado quase na hora de ir e penso sinceramente em largar tudo pro alto. mas, ao mesmo tempo, nas poucas vezes que não me sinto tão mal conversando com o pessoal, eu até que me divirto bastante!! obrigado por, mais uma vez, salvar minha pele com as edições XD

      conversar sobre o que me incomoda/entristece/o que sinto no geral pra mim sempre foi um desafio, e honestamente, ainda é. eu adoro ouvir as outras pessoas e tentar ajudar da melhor forma possível (motivo pelo qual pessoas - incluindo vossa senhoria - dizem que eu deveria seguir no ramo da psicologia/psicopedagogia), mas quando se trata de mim é tudo um grande e tenebroso caos de 13 cabeças!! obrigado por me ajudar com esse processo de autoaceitação e de crescimento pessoal.

      eu fico sensibilizado até demais e por vezes até mesmo desesperado com atitudes injustas, insensíveis ou simplesmente deprimentes. sinto-me como uma esponjinha social mesmo, porque parece que literalmente absorvo tudo que me cerca e isso é extremamente cansativo!! :T mas, de fato, existem diversos tipos de hipersensibilidade. eu acho que seria um certo hipersensível "completo", porque sou contemplado em todos os campos de bolinha emocional e sensorial.

      obrigado pelos votos de confiança canela!! eu fico lisonjeado de te ter até hoje acompanhando tudo que tenho feito e também podendo acompanhar tua trajetória por esse mundinho. é bom que possamos construir nosso futuro tendo a companhia um do outro, né? pra mim, é uma das melhores coisas no mundo.

      abraços!!

      Excluir
  2. OI VICTOR! ou Vic, ou Vi, por favor diga que apelido tu prefere aaaa

    eu imagino que deve ser muito complicado se entender e, além disso, se assumir como um menino trans, mas fico muito feliz que tu esteja descobrindo tua identidade e espero que isso te liberte de certa forma ♥

    já tinha ouvido vagamente o termo pessoa hipersensível, mas nunca pesquisei muito a fundo sobre, acho que principalmente por estar um pouco longe do tipo de pessoa que eu sou. de qualquer forma, acredito que absorvendo tanto das pessoas e dos ambientes ao teu redor, tu precisa em algum momento deixar isso ir através da conversa ou até mesmo das lágrimas. a gente sempre torce a esponja quando ela está pesada d'água, né? imagino que é mais ou menos isso que pessoas muito sensíveis devam fazer com os sentimentos acumulados, que não são bons para ninguém.

    fico feliz que tu tenha chegado a essas conclusões, acredito que dar mais confiança para as pessoas a tua volta e, principalmente, se permitir demonstrar tuas fraquezas e teus sentimentos em geral vá te fazer muito bem. sendo bem sincera, eu te admiro por ser hipersensível; eu sempre bloqueei muito meus sentimentos e procurei ter uma percepção mais superficial das coisas abstratas porque tenho muito medo de me machucar. se permitir sentir tanto, ou lidar com o fato de sentir tanto, pra mim é o maior tipo de força que alguém pode ter. tem uma imagem que eu gosto muito no pinterest que diz "if you aren't vulnerable, there is a lot less pain, but a lot less love" e isso é algo em que eu acredito profundamente.

    ah, já ia esquecendo de falar: o layout tá lindinho demais! eu amei ♥ espero te ver com mais frequência por aqui, tenho sentido saudade das tuas postagens ^^

    tenha uma boa semana ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI ESSIE/!!! aaa os dois apelidos são tão amorzinho XD eu gosto de todos apelidos, inclusive meu namorado me chama de vitinho (abuso pq eu sou baixinho), acho que qualquer um que tu achar que combina comigo vai me deixar muito boiolinha e soft ♥

      é realmente um processo bem demorado e nem sempre pacífico, mas sim, muito libertador. agora falta algumas barreiras pra gente quebrar, né? mas vamos seguindo e agradecendo o apoio!!

      sim!! é realmente um pouco "sobrecarregante" porque é como se a tristeza, raiva, angústia, ansiedade e outras coisas mais alheias se tornassem as minhas próprias. mesmo que sempre tenha me considerado um tanto quanto egoísta, sempre fui a esponjinha dos meus amigos. e justamente: aprender a torcer e sobretudo admitir que não está tudo bem tem sido meu principal recurso pra aliviar um pouco mais isso.

      eu sempre fui o exato contrário: sempre procurei o que tinha de mais abstrato nas coisas. parece que se eu não vivesse em torno do subjetivo, minha vida simplesmente não faria tanto sentido. aaa que coisa mais linda!! essa frase é simplesmente incrível ♥♥♥ achei perfeito, vou desenhar no meu caderninho de arte vjsdsj

      OBRIGADO!! esse coisinho deu trabalho, viu? mesmo que nem pareça porque ficou meia boca vkjsdksjd também senti saudades pra caramba daqui!

      boa semana e bom carnaval!! o/

      Excluir
  3. Olá Victor!
    Eu não sei se eu deveria, mas por algum motivo eu fiquei de coração quentinho ao ler a postagem. Primeiramente por saber que você está se descobrindo mais e mais, e, com isso, se aceitando e permitindo a você ser você próprio (comentário confuso? kskskahaha). Por outro lado, espero que tudo de ruim se ajeite e vá melhorando.
    Adoro o layout! Completamente, lindooooo. ♥ Estou pensando seriamente em mudar o meu também, mas na hora de tentar ver outro ou mesmo fazer, nunca não dá tempo suficiente de ter algo pronto ou do meu agrado, e eu tenho falhado em continuar com algo decente, ahah. Além do mais, o que eu tenho utilizado foi o primeiro que eu fiz de raiz bem trabalhoso e que eu gostei, então dá uma pena mudar, ainda que já esteja lá há uns anos.

    Relativamente à frase "Toda grande árvore já foi uma semente, não é mesmo?" - exato, e é claro que cada planta tem o seu tempo específico de crescimento. Não há razão para apressar o processo, com calma, tudo irá acontecer no momento certo.

    Muitos abraços e força!! Confesso que tive saudades de te ver por aí~
    - Ani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi ani!!
      aaa que bom que eu consegui te tocar de alguma forma ♥ confesso que é extremamente libertador poder me entender da forma que eu sou e falar sobre isso aqui (um dos motivos de eu ter me afastado foram as questões de gênero) e receber apoio me aquece o coração!!

      obrigado pelos elogios ao layout ♥♥♥ eu amo teu design viu? acho extremamente criativo e original, principalmente as colunas de navegação flutuantes! mas entendo completamente o que é sentir vontade de algo novo e, ao mesmo tempo, sentir que aquilo que tu faz não te agrada. somente te desejo boa sorte, porque ressacas e bloqueios criativos não são nada agradáveis em nenhum sentido.

      eu amo essa frase e seus semelhantes porque me lembram de que tudo é um processo. nada surge do nada. tá tudo bem estar na metade do caminho.

      obrigado!! eu tive muuitas saudades daqui e espero ficar por bastante tempo ♥

      Excluir
  4. que bom te ter de voltaaaa!!! que esta se encontrando, e se conhecendo e esta tudo indo bem contigo <3 queria compartilhar uma superintendência, eu tenho um amigo trans, recentemente ele pediu para que começássemos a tratar ele com pronomes masculinos (o que é um pouco difícil pois conheço ele a bastante tempo, ele sempre teve um estilo andrógeno e tudo, mas mudar o jeito como tu chama alguém demora um pouco pra se acostumar). A grande coincidência é que um dia estávamos conversando se sobre ele ter outro nome, se já tinha pensando nisso e tal e ele disse que sim e tinha gostado muito de Victor (exatamente igual o teu, com c). Ele ainda não se decidiu e normalmente nos chamamos ele de Val que já era era seu apelido original e se encaixa bem em qualquer gênero. Inclusive ele se considera não binário também. Nós sempre fazemos o máximo pra ele se sentir bem como é, espero que tu também consiga!!


    Tu já no último ano? Eu estou finalmente, porém é o 4° porque nós só temos aulas em um turno, no caso de tarde. Também fiquei bem triste quando meu namorado saiu da escola, e nos não nos víamos mais. Achei que nunca mais iria ficar feliz, mas isso já aconteceu tantas vezes que já entendi que é impossível nunca mais ficar feliz. Estou tendo um pouco de dificuldades com esse inicio de ano. queria escrever mais mas to atrasada pra ir pra aula sadpkasiodkasodao tchau tchauuu tudo de booom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bom estar de volta!! aaaa eu li esse comentário pela primeira vez na aula de geometria espacial e dei um sorrisão enorme!! eu entendo o que tu diz sobre mudar os pronomes de uma pessoa que tu já enxergava de uma forma há muito tempo, mas tenho certeza que ele se sente muito feliz com a aceitação e acolhimento de vocês. o fato de ele ter gostado do mesmo nome que eu é tão fofinho vjsjds existem algumas piadas internas sobre meninos trans escolhendo nomes com aspecto "vitoriano" e eu descobri isso há uns dias, ri bastante porque de certa forma me encaixo nisso (pensei em oliver, mas era muito "inglês" pro meu sobrenome que é madeira). também cogitei a não-binaridade e espero que Val encontre um nome incrível (ou que mantenha esse mesmo, já que de qualquer forma ele é incrível e super estiloso). estou me esforçando pra conversar com meus amigos sobre isso e espero que eles entendam como vocês entenderam teu amigo ♥

      eu tô no penúltimo, na verdade!! aqui também é 4 anos porque estudo só à tarde. o quarto ano aqui é praticamente só o TCC, sabe? te desejo boa sorte nesse ano. meu namorado provavelmente vai sair da escola esse ano e talvez entrar pra faculdade, o que é um grande choque de realidade pra mim. realmente, dá uma sensação de que toda a cor foi embora de certa forma, mas é engraçado porque nosso lado "mais racional" sabe que isso é até certo ponto um pouco trivial, né? também tá sendo mais dificil pra mim kjvkjskd

      boa aula gabes!!!

      Excluir
  5. hey, victor!
    boa sorte no seu terceiro ano, entrei no meu esse mês também (e também em informática). espero que as coisas melhorem aí e boas amizades venham em seu caminho, e deixo todo meu apoio pra ti ♡
    eu já tinha ouvido falar um pouco de sensibilidade, pela minha antiga psicóloga, de anos atrás, mas nunca li muito a fundo. eu era bem sensível (não sei se hipersensível) em relação às outras pessoas, sentimentos, sentidos, até aos ambientes, igual uma "esponja", como ela dizia KMLJM eu sinto que isso deu uma diminuída com o tempo, em relação a como eu era com uns 13, 14 anos, mas ainda me vejo como sensível nesses pontos, só que mais comedida. eu me sentia mal por isso também (até hoje ainda, às vezes), mas acho que o melhor é se entender e aprender a viver. admiro você por falar sobre isso com confiança e fico feliz pelo seu crescimento! ♡
    ah, esse layout ficou muito bonito! adorei as cores e os pinheirinhos. que bom te ver aqui de novo <333
    abraços ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi mari!!
      obrigado aa espero que tu também tenha um ótimo terceiro ano (ou pelo menos um suportável, na pior das hipóteses).
      eu nunca fui ao psicólogo, o que é bem ruim no meu ponto de vista (mas ao mesmo tempo bom porque tenho medo de expor minha vida a alguém que estudou sobre meu cérebro???KKKK nao sei explicar), ouvi sobre hipersensibilidade mais por estudo meu mesmo. comigo é justamente o inverso: desde mais novo eu sempre fui bem sensível e a tendência é, de certa forma, só aumentar porque foi assim que me aconteceu com o passar dos anos. por um lado, ser mais comedido é melhor porque você não parece tão vulnerável, eu acho.

      aaaa obrigado!! eu estou feliz de estar de volta ♥♥♥

      Excluir
  6. meu deus que pitico voce voltou com o blog to chorando...... :(
    te amo muito ta??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaa que amorzinho vhdjahsja eu tbm te amo mt gabs ♥♥♥

      Excluir
  7. OOOOOOOOOOOIII!!!!
    eu to muito muito feliz com sua volta ~~ e mais ainda, muito feliz por vc ter se assumido <3 isso é realmente legal, e vc é mto corajoso e forte, te admiro demais....
    vou voltar aqui em breve pra deixar um comentário decente em cada coisinha, eu só queria dizer que seu cantinho é algo que acalenta o coração... e eu gosto muito disso.
    até mais, victor!! ~~♥ always here

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e eu agradeço muito o teu apoio lili ♥ eu também sempre te achei super corajosa e forte! e é muito bom te ter de volta, sempre que possível c:

      Excluir